Home |
Enviar Site a um Amigo

BEM-VINDO AO SITE DA JUNTA DE FREGUESIA DE FERRAL
Associações
Editais / Regulamentos
Secretaria Online
Livro de Visitas
Página Inicial

A freguesia de Ferral pertence ao concelho de Montalegre no Distrito de Vila Real, situada no ângulo formado pela confluência dos rios Cávado e Rabagão, dista cerca de 38 quilómetros da sede Concelhia, tem como Orago Santa Marinha.

O topónimo Ferral teve origem na geologia deste território e alude ao terreno abundante de ferro, porém, nem sempre foi assim designada a Freguesia, pois chamava-se inicialmente de "Covêlo do Gerês", topónimo que deriva no seu primeiro elemento do Latim vulgar "Covella", ou seja "cova pequena.

O povoamento desta Freguesia deverá remontar a épocas muito anciãs, pois em termos arqueológicos, Ferral é uma Freguesia dotada de inúmeros vestígios que testemunham a sua antiguidade, como é exemplo a Estrada Medieval.

Segundo a tradição local, terá existido uma Freguesia anterior que se chamaria São João da Misarela, no entanto no tempo das inquirições de D. Afonso III, em 1258, já a actual existia, as mesmas inquirições falam ainda do "eremitério de Carili", dependente da Igreja de Santa Marinha. 

Da mesma época existem vários documentos referentes a Sidrós, por eles, vemos que Sidrós teve pelo menos três cartas de Foro. Não se entenda estas cartas como Foral - privilégio, mas como simples contratos entre o Rei e os Foreiros. 

Pelos meados do século XVII, Ferral era uma abadia da apresentação da casa de Bragança, tendo o abade um rendimento anual de 300 mil reis. 

Administrativamente, esta Freguesia pertenceu ao vasto Concelho de Ruivães extinto em 31 de Dezembro de 1853.

Lugares:
Ferral, Viveiro, Vila Nova, Bairro, Sidrós, Nogueiró, Pardieiros, Santa Marinha, Cruz da Estrada e Sacoselo.
Orago: Santa Marinha 

População: 600 habitantes

Últimas Notícias
Eventos
 Dezembro 2017
 D  S  T  Q  Q  S  S
      1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
Consultar Eventos
Sondagens
Acha que o horário atual da Junta de Freguesia é adequado às suas necessidades?
Sim
Não
Poderia ser outro

+ Sondagens
Newsletter
Nome:
 
E-mail:
 
© Junta de Freguesia de Ferral - Todos os direitos reservados.